quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

Aspectos socioeconômicos

  • População: Com 104.900.000 habitantes o México é um dos paises mais populosos da América. A composição étnica é bem diversificada, os eurameríndeos formam 60% da população em seguida os ameríndeos com 30%, europeus ebéricos 9%, outros 1%. O idioma oficial mexicano é o espanhol, mas existe línguas regionais, a principal é o náhuatl. Os cristianistas são 96,3% da população (católicos 93,8%, outros 9,9% - dupla filiação 7,4%) os sem religião são 3,2% junto com os ateístas, outros 0,5%. 74% da população vive na zona urbana, onde a capital mexicana é uma das maiores cidades do mundo, 26% vive na zona rural.
  • Economia: A moeda de circulação é o peso mexicano. O país produz anualmente US$ 637,2 bilhões. Após a assinatura do Acordo de Livre Comércio do Norte (NAFTA), em 1993, o México reergueu sua economia. O motor do “milagre” são as chamadas maquiladoras - montadoras norte americana que cruzam a fronteira em busca de custos menores e mandam a maior parte da produção de volta aos EUA. Nos últimos anos, porém, o desaquecimento da economia norte-americana gerou tendência recessiva no México e o governo procura novos parceiros comerciais. A força de trabalho é de 42,3 milhões. Principalmente café, algodão em pluma, e cana-de-açúcar são explorados na agricultura.
  • Pecuária: bovinos e suínos. Pesca: 1,5 milhões de toneladas, o petróleo e o gás natural são o centro da mineração. Na indústria se destaca a automobilística, alimentícia, siderúrgica, química e máquinas (elétricas).
  • Condição social: A mortalidade infantil é de 31 por mil nascimentos. Expectativa de vida gira em torno de 73 anos. Os analfabetos 9% da população. A renda por habitante é de US$ 3.480. O IDH do México equivale a 0,784.

2 comentários:

Maay disse...

nossa, gostei muito ake do blog :D
to no 9º ano e precisava de informações sobre o méxico. sorte que encontrei o blog :D
continuem assim, ta de parabéens :D

carol loka disse...

muito bom meninas

Umas das moedas do mexico.

Umas das moedas do mexico.
Essa moeda é 50 pesos muito usada no México.