- DATA NACIONAL: 5 de fevereiro (Dia da Constituição); 16 de setembro (Independência); 20 de novembro (aniversário da Revolução).
- FUSO HORÁRIO: - 3 horas em relação à Brasília
- RELIGIÃO: cristianismo 94,6% (católicos 89,7%, protestantes 4,9%), judaísmo 0,1%, sem filiação 3,2%, outras 2,1% (1990)
- COMPOSIÇÃO DA POPULAÇÃO: eurameríndios 60%, ameríndios 30%, europeus ibéricos 9%, outros 1% (censo de 1996).
- IDIOMAS: espanhol (oficial ) línguas regionais (principal: náhuatl).
- TAXA DE ANALFABETISMO: 9% (censo de 2000).
quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008
Algumas informações sobre esse país
Aspectos socioeconômicos
- População: Com 104.900.000 habitantes o México é um dos paises mais populosos da América. A composição étnica é bem diversificada, os eurameríndeos formam 60% da população em seguida os ameríndeos com 30%, europeus ebéricos 9%, outros 1%. O idioma oficial mexicano é o espanhol, mas existe línguas regionais, a principal é o náhuatl. Os cristianistas são 96,3% da população (católicos 93,8%, outros 9,9% - dupla filiação 7,4%) os sem religião são 3,2% junto com os ateístas, outros 0,5%. 74% da população vive na zona urbana, onde a capital mexicana é uma das maiores cidades do mundo, 26% vive na zona rural.
- Economia: A moeda de circulação é o peso mexicano. O país produz anualmente US$ 637,2 bilhões. Após a assinatura do Acordo de Livre Comércio do Norte (NAFTA), em 1993, o México reergueu sua economia. O motor do “milagre” são as chamadas maquiladoras - montadoras norte americana que cruzam a fronteira em busca de custos menores e mandam a maior parte da produção de volta aos EUA. Nos últimos anos, porém, o desaquecimento da economia norte-americana gerou tendência recessiva no México e o governo procura novos parceiros comerciais. A força de trabalho é de 42,3 milhões. Principalmente café, algodão em pluma, e cana-de-açúcar são explorados na agricultura.
- Pecuária: bovinos e suínos. Pesca: 1,5 milhões de toneladas, o petróleo e o gás natural são o centro da mineração. Na indústria se destaca a automobilística, alimentícia, siderúrgica, química e máquinas (elétricas).
- Condição social: A mortalidade infantil é de 31 por mil nascimentos. Expectativa de vida gira em torno de 73 anos. Os analfabetos 9% da população. A renda por habitante é de US$ 3.480. O IDH do México equivale a 0,784.
Aspectos Físicos do México
- Relevo: O território mexicano é predominante montanhoso. Entre cadeias montanhosas encontra-se uma região de planaltos. Existe também uma planície costeira e o deserto de Sonora. Ponto culminante do país: pico de Orizaba com 5.452 m.
- Clima: O clima tropical está na maior parte, mas também há o árido tropical, de montanhas.
- Hidrografia: O México não conta com grandes rios navegáveis. O rio mais importante do país é o Grande do Norte. As principais bacias do México são: bacia do Atlântico, a do Pacífico e os bolsões do planalto, que são bacias interiores desprovidas de drenagem organizada.
- Vegetação: Ao sul encontram-se florestas exuberantes, com árvores valiosas como o magno e o cedro vermelho. Ao norte a cobertura vegetal vai se reduzindo, se tornando desértica nas planícies de Sonora, onde ainda há cactos e plantas gramíneas (vegetação chapanal).
Saiba mais sobre o México
O México(de nome oficial Estados Unidos Mexicanos)é um país localizado na América do Norte delimitado ao norte pelos Estados Unidos da América,a leste pelo Golfo do México e pelo Mar das Caraíbas,através dos quais se aproximam de Cuba,a sul pela Guatemala e por Belize,e a oeste pelo Oceano Pacífico.Além do territorio continental e ilhas adjacentes à costa,o México inclui também as Ilhas Revillagigedo,localizado no Oceano pacífico,a mais de 400kg a sul do Cabo San Lucas,na Baja California Sur.
Sua extenção territorial é de 1.972.547 km² de área.Estes povos pré-colombianos alcançaram um elevado grau de desenvolvimento econômico, social e cultural até a chegada dos europeus à América. Tinham uma sociedade bem organizada e viviam de forma harmônica com a natureza. Tinham uma religião politeísta e chegaram a formar impérios grandiosos. Com a chegada dos europeus à América, a partir do final do século XV, maias, incas e astecas perderam suas terras, foram explorados e perderam seu maior bem: a identidade cultural.
Assinar:
Postagens (Atom)